quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Rio Paraíba do Sul
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – uma das três maiores do Brasil – abrange uma área aproximada de 57.000km², compreendendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
É a única fonte de abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas, incluindo 85% dos habitantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com cerca de 500 quilômetros de extensão, o Rio Paraíba do Sul atravessa 37 municípios.
No trajeto do rio, ocorre a maior transposição do Brasil — a do Rio Guandu, que desloca dois terços do volume de água do Paraíba do Sul para abastecer a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. São 60 mil litros de água por segundo.
Hoje, diversos fatores, como a poluição e a retirada de mata ciliar, estão causando grandes prejuízos à biodiversidade que habita o rio e seus afluentes. O surubim-do-paraíba, chamado assim por só ocorrer neste corpo hídrico, é uma das espécies que vêm sendo muito prejudicadas, se encontrando atualmente criticamente ameaçada de extinção.
Como o surubim-do-paraíba vive em ambientes de corredeiras, ou seja, em águas rápidas e turbulentas, a grande quantidade de pequenas centrais hidroelétricas instaladas no Rio Paraíba do Sul está restringindo os habitats da espécie. http://bit.ly/XCIhdy
Foto: Waldemir da Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário