sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SOLUÇÕES INTELIGENTES - JARDINS VERTICAIS

Com a falta de áreas verdes nos centros urbanos e em locais com espaços pequenos e sem vida,
os jardins verticais vêm conquistando cada vez mais espaço no paisagismo de áreas externas e internas de edifícios ajudando a combater  as ilhas de calor.
 
No caso de paredes nos interiores de apartamentos, a parede verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos voláteis, materiais particulados, fumaça de cigarro, além de manter o conforto térmico agradável.
 
Com isso, as idéias são as mais diversas, criativas e práticas, onde sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou manualmente, e, na maioria das vezes ajudam o meio ambiente, pois reaproveitamento toda sorte de materiais recicláveis ou não, utilizando uma boa dose de imaginação.


 



Confira abaixo, idéias simples e cheias de entusiasmo e romantismo.
 


 
Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical. A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais.


 
 





 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para irrigação por gotejamento, os dois que chamam mais atenção foi a de gotejador que usa um bico industrializado que é mais econômico e o feito apenas com Garrafas PET totalmente caseiro que fica quase enterrado junto ao local que se necessita irrigar. Ideal para quem mora apartamento ou para quem não quer desperdiçar agua é super prático, pois reutiliza as garrafas pet e existe um dosador que te deixa controlar o ritmo do gotejamento.Este produto permite uma maior eficiência no uso da água mantendo a umidade das plantas e proporciona economia.
As Vantagens segundo o fabricante são:
Eficaz no controle da Dengue;
Economia de Água;
Eficiência na Adubação;
Reutilização da Garrafa Pet;
Eficiência no Cultivo;
Mantém a umidade por longo período;
Contribui para a preservação do meio ambiente.



O outro sistema de irrigação é subterrâneo, não precisa de nenhum outro componente, a não ser a própria garrafa PET. Encontrei um tutorial no blog homesteading blog, o sistema é simples, onde tudo que você tem a fazer é perfurar dois furos no fundo e dois furos na lateral da garrafa, e enterrar as garrafas no solo próximo a suas plantas.

Encha as garrafas com água, plantas na área em torno vão receber água lenta e continuamente durante até uma semana.

Os materiais para a construção do Sistema de Irrigação: Garrafas de plástico PET 2 litros de refrigerante ou água e Chave de fenda pequena afiada.
  • Usando um canivete ou chave de fenda pequena, faça 2 pequenos furos no fundo da garrafa.
  • Faça mais pequenos furos no meio da garrafa.
  • Em seguida, encha sua garrafa com água e deixe gotejar para testá-la. Tem que pingar lentamente.
  • Cave um buraco ao lado de sua planta cuidado para não danificar as raízes.
  • Coloque a garrafa no buraco um pouco acima do meio.
  • Encher a garrafa com água .
  • Se preferir adicione fertilizante líquido.
Uma abraço a todos, espero que tenha fornecido inspiração a muitos!

Um comentário: